Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

BPMP revisita Agustina com "Adivinhas de Pedro e Inês"
15-05-2019
O livro "Adivinhas de Pedro e Inês" dá o mote à sessão desta semana do ciclo dedicado a Agustina Bessa-Luís pela Biblioteca Pública Municipal do Porto, onde está também patente uma exposição sobre a escritora.

Com início às 19 horas de sexta-feira, dia 17, a iniciativa consiste na leitura encenada do romance histórico em que a autora amarantina ficcionou sobre o célebre episódio de D. Pedro e Dona Inês de Castro e no qual "há sangue, há amor, há paixões que vão e vêm, faltas à palavra dada, crueldades inúteis - e muita coisa para adivinhar".

Coorganizado com o Círculo Literário Agustina Bessa-Luís e a decorrer entre janeiro e junho, este ciclo da BPMP focou já "Dentes de Rato", "Estações da Vida", "Três Mulheres" e "O Bodo", terminando a 14 de junho com "Florbela Espanca" e um concerto alusivo.

A entrada nas sessões tem um custo de 3 euros e os bilhetes podem ser adquiridos online (sessão "Adivinhas de Pedro e Inês" e sessão "Florbela Espanca"). Os leitores das Bibliotecas Municipais do Porto podem assistir gratuitamente, mediante apresentação de cartão de leitor, e até à lotação do espaço.

Paralelamente, está patente nos claustros da BPMP a exposição "Agustina Bessa-Luís: vida e obra", comissariada por Inês Pedrosa e João Botelho, que foi cedida temporariamente ao Município do Porto pelo Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP. 

De acesso livre, a exposição reúne um original conjunto digital de documentos, fotos, livros e manuscritos que evocam a vida e a obra da autora amarantina, extremamente fértil, contando com mais de meia centena de títulos, entre romances, novelas, peças de teatro, guiões de cinema, biografias, ensaios e livros infantis.

/
Biblioteca Pública Municipal do Porto