Turismo

Boston Globe elogia cidade "que não existe para os turistas, mas os acolhe"

  • Notícia

    Notícia

#fib_Ribeira_02.jpg

"Porque é que o Porto é agora parte de mim" é o título de um longo artigo publicado no Boston Globe, o maior diário da cidade norte-americana de Boston e um dos jornais do grupo New York Times. Num testemunho pessoal, relata-se o encontro com "um lugar que não existe para os turistas, mas os acolhe".

A jornalista Bella English aterrou em Portugal sem saber ao que vinha. Começa por confessar o desconhecimento sobre o país, pelo qual numa semana se apaixonou, e ao terceiro parágrafo assume: "A minha cidade favorita é o Porto". A justificar está o "espírito autêntico" da cidade.

Experienciando o espírito portuense, relata a beleza patrimonial, conversas com locais, a gastronomia e a descoberta de uma geografia que "não é para os fracos do coração". Com uma aplicação móvel confirmou que andou mais de oito quilómetros por dia e subiu "o equivalente a pelo menos 25 andares".

Na conclusão do texto, chega implícita a palavra saudade. "Comprei um CD de fado. Tenho estado a ouvi-lo em casa, lamentando o facto de não estar já no Porto e esperando poder regressar um dia".

Leia o artigo do Boston Globe aqui.