Política

Bispo do Porto será sepultado na Sé Catedral

  • Notícia

    Notícia

#mno_orgao_se_01.jpg

D. António Francisco dos Santos, falecido ontem aos 69 anos, vai ser sepultado em cripta na capela de São Vicente, nos claustros da Sé. Funeral realiza-se nesta quarta-feira, às 15 horas, e os sinos vão tocar nas igrejas da diocese.

"É uma tradição de muitas dioceses ter a sepultura dos bispos na catedral quando é possível. Há algum tempo, não era possível" - disse à Agência Ecclesia o mestre de cerimónias da Catedral do Porto. Segundo o padre Joaquim Santos, D. António Francisco dos Santos, "de algum modo, tinha manifestado essa abertura e vontade".

Ainda de acordo com o sacerdote, a possibilidade de sepultar os bispos da diocese na catedral decorre da abertura da referida cripta na capela de São Vicente, para onde já foram "transladados os restos mortais de D. Armindo Lopes Coelho e D. Agostinho de Jesus e Sousa".

O funeral de D. António Francisco dos Santos realiza-se às 15 horas desta quarta-feira, um momento que deverá ser assinalado por toda a diocese com o toque dos sinos das igrejas.

O corpo do falecido bispo está em câmara ardente na Sé, aberta hoje até à meia-noite. Amanhã a Catedral reabre às 9,00 horas.

A Diocese do Porto informa que a Missa de Sétimo Dia será realizada na segunda-feira, 18 de setembro, às 19 horas, também na Sé Catedral.

Recorde-se que a Câmara do Porto decretou três dias de luto pela morte de D. António Francisco dos Santos, que se cumprem até às 00,00 horas de quinta-feira. O bispo do Porto faleceu vítima de ataque cardíaco. Como disse nesta segunda D. António Bessa Taipa, administrador diocesano, "amou muito, muito e muito e rebentou o coração".