Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Biombos asiáticos são mote para conversa no Museu Nacional Soares dos Reis
29-03-2019

A coleção de Biombos Namban existente no Museu Nacional Soares dos Reis é o mote da sessão deste sábado, 30 de março, de Um Objeto e seus Discursos por Semana que, a partir das 18 horas, ali vai também abordar a chegada dos portugueses ao Japão e as relações Oriente-Ocidente.


Essenciais em ambientes domésticos asiáticos, os biombos serviam para compartimentar os espaços interiores, protegendo e ocultando ambientes mais íntimos. Executados normalmente em pares, compunham-se de um número variável de painéis articulados cobertos de papel ou seda. A decoração nunca era descurada, pelo que muitas destas peças assumem-se como verdadeiras obras de arte. 


A chegada dos portugueses ao Japão, em 1543, originou um período de intercâmbio comercial e cultural tão intenso que deu nome a uma época da História e cultura japonesas. A arte Namban, assim chamada por se desenvolver no período de contacto com os povos europeus, a quem os japoneses chamavam Namban-jin (os bárbaros do Sul), constitui um testemunho documental e visual imprescindível para a história da expansão portuguesa e das relações entre Portugal e o Japão.


Muitas vezes comparado com uma espécie de banda desenhada que retrata o momento da chegada dos portugueses ao Japão, o par de biombos Namban da coleção do Museu Nacional de Soares dos Reis transporta-nos no tempo e no espaço e revela muito sobre a cultura japonesa, assunto de que falarão neste sábado a historiadora de arte Alexandra Curvelo e a conservadora do MNSR, Paula Oliveira.


//

Garanta antecipadamente o seu lugar nas sessões de Um Objeto e seus Discursos por Semana levantando semanalmente bilhete (máximo dois por pessoa) em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.


Todas as sessões têm início às 18 horas.


Mais informações através de: patrimoniocultural@cm-porto.pt | 223 393 480

Pode consultar a programação completa deste ciclo municipal dedicado ao património material e imaterial do Porto, AQUI.