Sociedade

Bioblitz mostra flora e fauna do Parque de Serralves

  • Notícia

    Notícia

#fib_biodiversidade_serralves.jpg

Filipa Brito

No próximo fim de semana, 21 e 22 de abril, a Fundação de Serralves convida o público para uma "inventariação biológica relâmpago" da flora e fauna do parque. Com entrada gratuita, a quinta edição do Bioblitz, que conta com o apoio da Lipor e da Câmara do Porto, pretende envolver a comunidade na preservação da biodiversidade e sensibilizar para a importância da conservação da natureza.

Ao contrário de uma inventariação científica, que é limitada a biólogos e cientistas, o Bioblitz reúne especialistas de várias áreas, voluntários, famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade com a determinação comum de descobrir a biodiversidade dos 18 hectares do Parque de Serralves, desenhado pelo arquiteto francês Jacques Gréber.

Este ano, a descoberta da biodiversidade apresenta uma novidade com o envolvimento de metodologias relacionadas com "a arte e o ambiente, num trabalho conjunto", conforme revelou a organização na apresentação da iniciativa.

Entre a fauna e flora será possível identificar, por exemplo, o morcego anão, cerca de 90 aves diurnas e noturnas que visitam os jardins, entre piscos, chapins, toutinegras, felosas e carriças que pousam em sequoias, araucárias, magnólias, cedros, entre outros.

Estão programadas oficinas científicas e pedagógicas, saídas de campo com cientistas do Centro de Investigação e Biodiversidade do Porto (CIBIO-InBIO), jogos temáticos, workshops e o espetáculo "Água", da responsabilidade da Circolando - Cooperativa Cultural.

Até sexta-feira, 20 de abril, o Bioblitz é reservado ao público escolar, com alunos e professores convidados a participar em diversas oficinas científicas e pedagógicas, que enquadram e exploram a 10 temáticas selecionadas: Árvores e arbustos; Anfíbios; Morcegos; Micromamíferos; Líquenes; Briófitas; Aves; Répteis; Insetos; Cogumelos. Estão também programadas saídas de campo, conduzidas e orientadas por investigadores do CIBIO-InBIO e diversos jogos.

+info: o Bioblitz em Serralves