Sociedade

Bike Atitude promove inclusão social de jovens através do Trial Bike

  • Notícia

    Notícia

#jq_jovem_bicicleta.jpg

As manhãs de domingo passaram a ter mais atitude para um grupo de jovens da cidade do Porto, que se encontram na Quinta de Bonjóia, entre as 10 horas e as 11,30 horas, para praticar Trial Bike.

Trata-se da iniciativa Bike Atitude, pioneira em Portugal e promovida pela Câmara do Porto no âmbito do programa AIIA - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, a qual potencia a prática de Trial Bike recorrendo ao apoio da conceituada equipa desportiva Trial Portugal.

Os jovens praticantes têm oportunidade de fazer exercício físico através do ciclismo - vertente Trial Bike. O objetivo geral é construir e implementar um modelo de atuação que visa a inclusão social e relacional através do desporto, na perspetiva da intervenção para a inclusão social e da cidadania.

"O Trial Bike é uma vertente do ciclismo muito completa, capaz de captar o interesse dos jovens e de contribuir para o seu desenvolvimento desportivo e social", evidencia Daniel Sousa, da equipa Trial Portugal. O atleta de Trial Bike destaca ainda que "é fundamental promovermos a prática de exercício físico e potenciarmos a autonomia pessoal e social através do Trial Bike, num mundo cada vez mais individual e dominado pelo sedentarismo".

João Sousa, pentacampeão nacional da modalidadede e também atleta da Trial Portugal, explica que "este projeto contribui para a promoção de valores e práticas de vidas saudáveis, assim como fomenta atitudes de desportivismo, dedicação, trabalho, companheirismo e espírito de equipa".

A iniciativa assume-se, assim, como um programa de intervenção assente na visão de que a prática de atividade física, numa componente diferente e transversal, pode trazer inúmeras vantagens, tais como a inclusão ou a sociabilidade, que vão além do bem-estar, da saúde e de uma melhor qualidade de vida, promovendo o convívio salutar entre pares.

À Bike Atitude, em implementação desde o passado mês de março no Porto e também em Barcelos, já se associaram diversas instituições locais da cidade, designadamente a Junta de Freguesia de Campanhã, a Associação Nun'Álvares de Campanhã, a CerPorto, o Colégio Barão de Nova Sintra (Santa Casa da Misericórdia do Porto) e a Casa do Vale (Associação CrescerSer).