Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Biblioteca Pública premiada
03-12-2015

A Biblioteca Sonora da Biblioteca Pública Municipal do Porto foi premiada com o Galardão da Inclusão na categoria Cultura, Desporto e Lazer, que distinguiu o trabalho desenvolvido ao nível das acessibilidades, bem como o vasto repositório digital de livros falados.


A distinção foi atribuída pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em parceria com a Câmara de Leiria e será entregue na "VI Gala da Inclusão", no próximo dia 5 de dezembro no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.


A Gala pretende comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que hoje se assinala (3 de dezembro), e chamar a atenção da sociedade civil para a problemática da Diferença, onde serão premiadas entidades, pessoas em nome individual e instituições/empresas que se tenham distinguido nesta área e que foram eleitas por um júri isento.


No mesmo evento serão entregues brinquedo para as ELI - Madeira (Equipas Locais de Intervenção Precoce), fruto de uma campanha intitulada "Mil Brinquedos  Mil Sorrisos",


A Biblioteca Sonora Digital da Biblioteca Pública Municipal do Porto é um serviço disponibilizado desde 2011, consiste num repositório eletrónico, acessível em linha, de fonogramas não musicais ("livros falados" ou áudio livros). O acesso é gratuito, mas restrito - autenticação requerida - exclusivamente a cidadãos portadores de deficiência visual: cegos e amblíopes.


Os utilizadores podem aceder em linha a mais de 700 títulos de livros gravados, perfazendo um total superior a 2.500 horas de som.