Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Bibliotecas recebem prémio
24-03-2015

O Projeto "Histórias com Sentidos", implementado em 2014 pelo Pelouro da Cultura, através das suas bibliotecas municipais, acaba de receber uma Menção Honrosa no âmbito da 1ª edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas, instituído em setembro passado pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.


"Histórias com Sentidos" é um projeto inovador destinado a crianças com síndrome de Asperger, com o objetivo de as ajudar a ultrapassar défices que apresentam ao nível das competências emocionais e sociais, através da leitura, audição e exploração de histórias infantis, promovendo simultaneamente junto das outras crianças, ditas normativas, uma maior aceitação da diferença.


Um projeto-piloto inclusivo de promoção da leitura para crianças com necessidades educativas especiais que se encaixa na diversificação da oferta cultural adaptada, dando assim um contributo valioso para a inclusão social de públicos fragilizados através das bibliotecas públicas do Porto.


O projeto contou com a colaboração da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti e da Elos-Núcleo de Terapia, Educação, Formação e Investigação, cujo conhecimento especializado reforçou a sua sustentabilidade teórico-prática, dotando-o de um carater científico sólido. De realçar também o envolvimento das famílias e a orientação que lhes foi dada no sentido de potenciarem a exploração das histórias infantis e os seus efeitos para além da Biblioteca.


A Câmara Municipal do Porto pretende dar continuidade a esta experiência piloto, aprofundando-a e alargando-a a mais crianças, não só em contexto familiar, mas também em contexto educativo, alargando-a a escolas, o que está já a acontecer este ano letivo na Escola EB1 Campo 24 de Agosto, pertencente ao Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, que integra uma Unidade de Autismo.