Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Biblioteca duplica armazenamento
28-07-2015

O vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, revelou hoje, durante a última reunião pública do Executivo antes de férias, que a Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP) vai ter novo equipamento o que possibilitará uma maior capacidade de armazenamento com estantes depois de um estudo ter revelado que tal hipótese é possível .


"Adjudicamos o estudo [à Faculdade de Engenharia] para o ensaio de carga, que concluiu ser possível, com novas estantes, duplicar a capacidade de armazenamento da biblioteca", adiantou Paulo Cunha e Silva.


Face à não possibilidade de avançar com o projeto de ampliação desenhado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura para o equipamento cultural, devido a custos que dificilmente seriam candidatáveis a fundos europeus, foi solicitado um estudo ao Instituto de Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que revelou ser possível contemplar novas estantes duplicando, assim, a capacidade de armazenamento da instituição.


"Estamos só à espera da indicação dos custos do ensaio de carga e da orçamentação do mesmo", notou Paulo Cunha e Silva, depois de alertar que o projeto de Souto Moura é "dificilmente candidatável aos atuais fundos comunitários".


A Biblioteca Pública Municipal, instalada na zona de S. Lázaro, acolhe atualmente 1 milhão de livros e 50 mil títulos  de periódicos.