Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

BI dos bairros sociais na internet
04-09-2015

É já a partir do próximo mês que a Câmara Municipal do Porto vai passar a disponibilizar a todos os cidadãos na internet informações sobre os 48 bairros sociais da cidade. O sistema informático "Business Intelligence" permite fazer a gestão da habitação pública municipal e foi apresentado ontem no antigo Matadouro Industrial do Porto.


A aplicação, desenvolvida pela empresa portuense DevScope, agrega informações como, por exemplo, o número de moradores, as habitações, as intervenções ou valor das rendas, sendo que está em constante atualização, sempre que alguém introduz novos dados relativo aos bairros nos aplicativos atualmente existentes na empresa municipal que gere o parque habitacional camarário, a Domus Social.


Manuel Pizarro, vereador da Habitação e Ação Social da autarquia do Porto explicou que o Business Intelligence permitirá aos cidadãos, investigadores e profissionais da autarquia aceder a determinadas informações, segundo diferentes níveis de acesso, salvaguardando sempre a confidencialidade dos dados pessoais.


"A nossa ambição é permitir que, com os recursos de que dispomos, tratar as pessoas com mais humanização e com maior defesa da sua qualidade de vida", referiu.


Para Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, esta ferramenta informática é um "produto à Porto" que vai permitir aumentar a transparência e ajudar a "destruir alguns mitos existentes", reconhecendo "o trabalho da Domus Social".


No Porto existem atualmente 48 bairros sociais com 12, 350 fogos, 11, 930 desses ocupados, o que se traduz em 29, 020 moradores, ou seja, cerca de 13% da população residente na cidade.


A aplicação estará disponível ao público a partir de outubro, sendo passível de continuar em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento, permitindo, por exemplo, obter sugestões ou reclamações dos cidadãos.