Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Batalhão de Sapadores Bombeiros reforçado com 30 novos elementos
24-05-2017

Os valores do Batalhão de Sapadores do Porto, um corpo que "ajuda a cidade a sentir-se segura", foram ontem reafirmados na cerimónia de Juramento de Bandeira de 30 recrutas, que marcou o 289.º aniversário da instituição. Na ocasião, o presidente da autarquia elogiou o sentido de missão de uma corporação que vem sendo renovada, respeitada pela Câmara e, mais importante, pelo Porto.


"Durante os últimos quatro anos, na medida das possibilidades, conseguimos reforçar aquilo que é mais importante para a população, o fator segurança, a tranquilidade. Sabem bem o respeito que a população tem por vós e, em nome dela, vos agradeço e presto a minha homenagem" - salientou Rui Moreira.


Na sessão, realizada na Praça da Ribeira, foi atribuído ao recruta com melhor classificação o Prémio Sampaio Pimentel, instituído em homenagem ao falecido vereador da Proteção Civil da autarquia portuense. Foi a oportunidade para lembrar uma personalidade que, "enquanto foi vivo, nunca deixou de apelar para que todos os recursos fossem disponibilizados para que o Batalhão de Sapadores pudesse cumprir a sua missão junto da população", como destacou ainda o autarca.


Para o comandante da corporação, Rebelo de Carvalho, a chegada de novos elementos vem dar "mais opções ao dispositivo de resposta à cidade, que aliás já é bom".


A cerimónia ficou ainda marcada pela entrega de 27 Medalhas Grau Ouro de assiduidade aos bombeiros com 20 anos de casa. Tratou-se, frisou Rebelo de Carvalho, da homenagem justa a quem leva já uma vida "a responder não só localmente, mas também fora de portas, onde nos chamam para socorrer".