Cultura

Bandeira dos Condenados ajuda a celebrar no MMIPO o Dia das Misericórdias

  • Notícia

    Notícia

#DR_bandeira_condenados_MMIPO_01.jpg

O Dia Nacional das Misericórdias (31 de maio) é assinalado na sessão deste sábado do ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana, que tem lugar no MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto e toma como mote a Bandeira Processional dos Condenados.

A partir das 18 horas, vão assim ser recordadas as Misericórdias, instituições que ainda hoje se revelam imprescindíveis na área da solidariedade social, contribuindo para a melhoria das condições e da qualidade de vida da comunidade.

Desde a sua fundação, a 14 de março de 1499, a Santa Casa da Misericórdia do Porto prestou assistência aos grupos mais desfavorecidos da nossa sociedade, cumprindo as 14 obras de misericórdia preconizadas pela fé cristã. Durante séculos, uma das missões da Misericórdia foi auxiliar os presos pobres e desamparados das cadeias da cidade e acompanhar os condenados à morte desde o cárcere até à forca. Para tal, era organizado um cortejo - a "Procissão dos Padecentes" - que partia da Igreja da Misericórdia e passava pela Cadeia da Relação, terminando na Praça da Ribeira, onde se erguia o patíbulo.

Pintada em 1613 por Francisco Correia e Domingos Lourenço Pardo, a bandeira processional dos condenados integrava a "Procissão dos Padecentes" e representava o apoio espiritual prestado pela Misericórdia do Porto.

A Professora e investigadora da história das Misericórdias Isabel dos Guimarães Sá e o Professor e historiador de arte Francisco Ribeiro da Silva lançam nesta sessão um olhar sobre a peça rara da coleção exposta no MMIPO que, além do seu valor artístico, transporta uma forte carga histórica, simbólica e social. O anfitrião é o Professor António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, instituição que modernizou e dinamizou em todas as áreas da sua intervenção, com particular relevo na saúde hospitalar, na formação e ensino e na assistência social.

A participação nas sessões do ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana é gratuita, mas limitada à lotação indicada para cada uma. Pode ser garantido lugar levantando semanalmente bilhete (máximo dois por pessoa) em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.

+Info:

www.umobjetoeseusdiscursos.com

tel. 223 393 480

email patrimoniocultural@cm-porto.pt