Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Banda Sinfónica Portuguesa juntou festa dos seus 15 anos à chegada de 2020
02-01-2020

O tradicional Concerto de Ano Novo na Avenida dos Aliados atraiu o público à grande sala de visitas da cidade, ao final da tarde de ontem, poucas horas depois de ali mesmo se celebrar a chegada de 2020 com um espetáculo de Miguel Araújo.


Após ser cuidadosamente limpa pelas equipas municipais, na sequência da festa que durou toda a noite de passagem do ano, a Avenida recuperara assim a dignidade apropriada a um evento de música erudita que, desta vez, se conjugava com a celebração do 15.º aniversário da Banda Sinfónica Portuguesa.


Interpretando um programa com peças de Giuseppe Verdi, Aram Khatchaturian, Camille Saint-Saens, Geronimo Giménez e Julius Fucik, sob a direção musical do Maestro Francisco Ferreira, a Banda Sinfónica Portuguesa partilhou assim com a cidade um concerto de acesso livre no dia do seu aniversário. 


Esta formação apresentou-se pela primeira vez ao público no dia 1 Janeiro de 2005, no Teatro Rivoli, gravando então também o seu primeiro CD. Em abril de 2010, lançou o álbum "A Portuguesa", com obras exclusivamente de compositores portugueses, num concerto realizado no auditório da Faculdade de Engenharia do Porto.


Desde aí, a Banda Sinfónica Portuguesa tem vindo a gravar regularmente outros trabalhos, nomeadamente "Traveler" (2011), "Hamlet" (2012) "Oásis" (2013), "Grand Concerto pour Orchestre d'Harmonie" (2014), "Sinfónico" com Quinta do Bill (2015), "Trilogia Romana" (2015), "Porto" (2016) e The Ghost Ship (2017).

Com o concerto de ontem, ficou completo o ciclo musical integrado nas festividades da Passagem de Ano no Porto, que pode rever em imagens AQUI.