Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Banco de investimento francês inaugura centro de excelência e vai empregar mais de 600 pessoas
07-03-2018
O banco de investimento francês, Natixis, inaugurou hoje o seu centro de competências tecnológicas e de informação no Porto, que entrou em funcionamento há um ano. Instalado no edifício do antigo centro comercial Central Shopping, na rua Santos Pousada, o grupo financeiro contratou já mais de 300 pessoas, a "maioria das quais portugueses e com uma média de idade de 32 anos", tendo estabelecido como objetivo duplicar esse número até ao final de 2019.

Na cerimónia desta manhã, para além dos altos quadros da empresa, estiveram o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o primeiro-ministro, António Costa, que fez a inauguração formal da infraestrutura.

António Costa salientou a dinâmica de empresas internacionais que se têm instalado no país e que já criaram mais de 50 mil postos de trabalho, "17 mil das quais, sobretudo, nas áreas das tecnologias da informação e da comunicação", e referiu, a título de exemplo, duas grandes multinacionais que se fixaram na cidade do Porto, a Altran e a Euronext.

Laurent Mignon, CEO da Natixis, enunciou as várias razões que pesaram na escolha de Portugal. e em particular do Porto, para a implantação deste centro de excelência em IT da empresa, que passou a concentrar toda a parte de serviços informáticos, de informação e de suporte à atividade comercial - tarefas que anteriormente obrigavam a contratos com entidades externas.

O presidente do Conselho de Administração da Natixis destacou três grandes fatores para essa escolha, nomeadamente a elevada qualificação dos quadros do país - "encontrámos pessoas dotadas, talentosas e bem qualificadas" -, o "ambiente de inovação e de empreendedorismo que se encaixa perfeitamente no n ADN [da empresa] " e um "ajustamento cultural [a diferentes culturas e nacionalidades] muito grande", importante para uma companhia "verdadeiramente internacional", como definiu. 

"Portugal foi uma grande oportunidade e o Porto foi uma grande oportunidade para a sua realização", rematou Laurent Mignon.

Também Nathalie Risacher, diretora geral da Natixis em Portugal, reforçou o poder de atração que Portugal desempenhou e em especial a cidade Invicta, "esta cidade mágica, com uma grande qualidade de vida, mas também com muito boas infraestruturas e muito próxima de Paris", o que se tornou "numa escolha natural para nós".



A equipa de profissionais do Porto trabalha "de forma totalmente integrada com o negócio global da Natixis", apoiando quatro unidades principais: banca empresarial e de investimento, banca de retalho, infraestrutura e segurança e funções de apoio.

A Natixis é a divisão internacional de banca empresarial e de investimento, gestão de ativos, seguros e serviços financeiros do Groupe BPCE - Banque Populaire & Caisse d'Epargne, atualmente o segundo maior grupo bancário em França, com presença em 38 países.

A empresa está à procura de diversos perfis na área das tecnologias de informação - "desde posições juniores até seniores, para muitas áreas e tecnologias" - essencialmente nas áreas de desenvolvimento, análise de negócio, 'business intelligence', controlo de qualidade/ teste de software, infraestrutura e segurança.

Este investimento junta-se a outros que se têm implantado na cidade, tais como a Critical Software, uma das mais avançadas e inovadoras empresas do mundo, na sua área ou o centro de tecnologias da informação da Euronext.