Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Balão de S. João no terraço da Câmara
19-06-2015

A sessão deste sábado, dia 20, do ciclo de debates "Um Objeto e Seus Discursos por Semana" convida a cidade para subir ao Terraço dos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto para um debate sobre o Balão de São João.


O Manjerico, o alho-porro e o balão são símbolos maiores da festa sanjoanina, quando as ruas do Porto se enchem de gente até o sol nascer. É a festa do solstício de verão que a Igreja cedo trocou por João Batista, um dos seus santos de eleição. Não se sabe desde quando sobem os balões ao céu. A verdade é que não há São João sem a magia de um balão. Prová-lo-ão o historiador Germano Silva e um ativo agitador cultural, Daniel Pires, acompanhados pelo administrador executivo da Porto Lazer, Nuno Lemos.


No final da sessão será lançado um balão.


O projeto "Um Objeto e Seus Discursos por Semana" promovido pelo Pelouro da Cultura regressou à cidade a 21 de março, com 33 sessões ao longo do ano, cruzando, nesta 2ª edição, o Património Municipal com o de 18 entidades parceiras, entre as quais a Universidade do Porto, Serralves, a Casa da Música, o Teatro Nacional de São João, o Futebol Clube do Porto, a Misericórdia, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Coliseu do Porto e o Museu Nacional da Imprensa.

 

O ciclo acontece todos os sábados, sempre às 18h00, até 12 de dezembro.

 

Informação completa sobre o ciclo "Um Objeto e Seus Discursos"