Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Bairro Rainha Dona Leonor com futuro
05-02-2016

A Câmara do Porto deverá aprovar quarta-feira a adjudicação do concurso para a regeneração do Bairro Rainha Dona Leonor. O projeto, a custo zero para a autarquia, permitirá o realojamento de todos os moradores no mesmo local, mas em condições modelares de habitação social.


A Aythya - investimentos imobiliários venceu o concurso público para a regeneração do Bairro Rainha Dona Leonor, no Porto, o que significa que o projeto tem agora condições para avançar. Em causa está a demolição das torres existentes naquele bairro e a construção de novos blocos de habitação social que alojarão todos os atuais moradores no bairro, mas em condições modelares de habitação social. Este concurso, que Câmara do Porto já tinha lançado uma vez sem sucesso, uma vez que o júri do acabou por excluir todas as propostas, teve, desta vez, três concorrentes classificados, pelo que o executivo poderá, na reunião da próxima quarta-feira, aprovar a sua adjudicação.


Refira-se que o modelo encontrado pela Câmara do Porto para a regeneração deste bairro não implica qualquer investimento da autarquia, já que o concorrente vencedor se compromete a demolir as atuais habitações, alojando provisoriamente os seus moradores, e a realojá-los, no mesmo local, em habitações novas. Só após concluído este processo, a Aythya poderá construir, no espaço sobrante, habitação para venda, por forma a rentabilizar o investimento.


Com esta solução, a Câmara do Porto conseguirá realojar no mesmo local todos os moradores e garantir a construção de habitação social de excelente qualidade sem fazer qualquer investimento. Serão, assim, eliminados os blocos construídos há décadas para alojar moradores provisoriamente e que apresentam um elevado grau de degradação e têm presente uma grande quantidade de amianto.