Sociedade

Bairro Leão XIII ganha nova vida com requalificação da zona pública envolvente

  • Notícia

    Notícia

Estão concluídas as obras de requalificação dos espaços públicos do Bairro Leão XIII, onde há agora novas infraestruturas e áreas de circulação mais ajustadas que possibilitam uma vivência mais sustentável desta zona habitacional.

A intervenção foi realizada a diversos níveis e introduziu melhorias tanto a nível da circulação automóvel e pedonal como das zonas verdes, iluminação pública, pontos de recolha de resíduos e mobiliário urbano. Da responsabilidade do Município, os trabalhos representaram um investimento de cerca de 663 mil euros na zona envolvente daquele bairro situado na União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

O Bairro Leão XIII é um dos primeiros exemplos de cooperativa de habitação resultante do agrupamento de um conjunto de empregados da mesma empresa. Foi construído em 1956 pelos trabalhadores dos Serviços de Transportes Coletivos do Porto (STCP), então empresa municipal, englobando um conjunto de 112 moradias unifamiliares cujo custo unitário de construção foi de 26 contos de réis (incluindo o terreno), algo como 130 euros ao câmbio direto.

Por ter sido construído por trabalhadores dos STCP, o bairro ficou conhecido pela designação de "Bairro dos Condutores".

Desde a sua construção, o bairro foi sofrendo melhorias nas habitações, mas carecia desde há longa data de uma intervenção de requalificação profunda ao nível dos espaços públicos envolventes, pelo que a obra agora concluída veio pôr fim a um ciclo de degradação dos arruamentos e das áreas adjacentes, conferindo substanciais melhorias de qualidade de vida a esta zona habitacional e aos seus moradores.