Cultura

B Fachada celebra o 25 de Abril a cantar Zeca Afonso com o Cultura em Expansão

  • Notícia

    Notícia

#DR_B_Fachada.jpg

O 44.º aniversário do 25 de Abril é oportunidade para o programa Cultura em Expansão levar o músico B Fachada até à Associação de Moradores da Bouça para um concerto de homenagem à maior figura da música de intervenção portuguesa, às 17 horas desta quarta-feira, com entrada gratuita.

B Fachada, que faz parte da primeira geração a crescer com a memória de Zeca Afonso, acredita que a obra do cantautor de intervenção pode ser medida tanto pela sua universalidade quanto pelas suas circunstâncias: "ela levanta muitas perguntas, nunca é só didática".

Chamando a atenção para a intervenção musical de Zeca Afonso e para a incontornável importância das suas canções no contexto sociopolítico da época, B Fachada mostrará com este reportório que "a génese do Zeca está nas canções, a sua música intervém musicalmente". E, porque "os assuntos sobre os quais Zeca se debruça vêm de há muito e cá continuam", B Fachada tenta encontrar neste concerto "um autor comum, a meio entre os dois".

O evento, em que B Fachada canta e toca a braguesa, realiza-se na Associação de Moradores da Bouça (Rua dos Burgães, 345 - à Ramada Alta) e integra o projeto "Fala-me ao ouvido" com que o programa municipal Cultura em Expansão vem dando a conhecer o outro lado da música através de concertos comentados pelos próprios músicos. Nesse âmbito, foram já apresentados neste ano concertos por António Pinho Vargas e por Joana Gama.

Os espetáculos do "Cultura em Expansão" são sempre gratuitos, embora a entrada seja limitada à lotação de cada espaço. Consulte toda a programação do ano aqui.