Sociedade

Aviso laranja para agitação marítima leva a cortar a Avenida D. Carlos I

  • Notícia

    Notícia

#fib_agitacao_maritima_02.jpg

O Porto está sob aviso laranja para agitação marítima durante a noite desta segunda-feira e todo o dia de terça-feira, o que levou ao corte preventivo da circulação de automóveis e de peões na Avenida de D. Carlos I, junto ao Jardim do Passeio Alegre, a partir das 23 horas.

As previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para a ocorrência provável de ondas de Noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir pontualmente 8 a 10 metros, pelo que a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes.
O aviso laranja vai manter-se entre as 21,46 horas de segunda-feira e as 21 horas de terça-feira, altura em que passará para o nível amarelo. Desde essa altura e até às 18 horas de quarta-feira, dia 12, as previsões apontam para uma diminuição gradual da agitação marítima com ocorrência de ondas de Noroeste com 4 a 5 metros de altura.

Não obstante, mantêm-se os conselhos da Proteção Civil quanto à circulação de pessoas e veículos nas zonas junto à orla marítima, que deve ser evitada ou feita com os maiores cuidados.

A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de precaução que deve tomar, consultando o AVISO 03/2020.

Em caso de emergência, é sugerido o contacto do 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.