Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Marginal está requalificada
19-06-2015

Rui Moreira visitou hoje de manhã as obras de renovação do intercetor marginal e de requalificação da Avenida Gustavo Eiffel, aberta já à circulação. Até terça-feira, ficarão prontos os acabamentos. A Câmara do Porto quer dar mais vida à zona ribeirinha entre as pontes Luís I e Dona Maria.


A obra de substituição do troço central do Intercetor Douro Marginal, orçada em 3,7 milhões de euros, é apoiada pelo Programa de Valorização do Território e contempla também a instalação de um sistema de telegestão, que permitirá simultaneamente a monitorização e o controlo remoto, em tempo real, do funcionamento das instalações.

 

Os benefícios traduzir-se-ão numa maior eficiência e segurança na gestão e exploração da rede de saneamento, permitindo, por um lado, programar e minimizar o impacto das operações de manutenção e, por outro, adequar gradualmente a capacidade do sistema de drenagem de águas residuais à evolução demográfica do Porto. 

 

Aproveitando a obra em curso, a Águas do Porto convidou o arquiteto Manuel Fernandes Sá a requalificar à superfície a Gustavo Eiffel. Essa obra, orçada em 420 mil, mudou o rosto da avenida, através da criação de varandas, ciclovias, zonas de estadia e baías de estacionamento, e ainda a substituição da iluminação de rua.

 

Em fase de acabamentos, a circulação já se faz na Avenida Gustavo Eiffel. As obras concluirão ainda antes do São João.


Veja o vídeo.