Mobilidade

Avenida da Boavista tem novo cruzamento concluído para simplificar o trânsito

  • Notícia

    Notícia

A empreitada de reformulação do cruzamento da Avenida da Boavista com as ruas de António Aroso e do Dr. Cupertino Miranda está concluída, com o propósito de facilitar a circulação do trânsito neste atravessamento.  

A nova configuração deste cruzamento permite a ligação direta do tráfego de atravessamento da Avenida, melhorando também as condições de conforto e de segurança para os peões e ciclistas, que têm agora mais alternativas de trajeto e proteção de semáforos.

Antes do início da intervenção, foram analisados os movimentos entre os passeios norte e sul da Avenida da Boavista, o que motivou a inclusão, no planeamento da obra, do reposicionamento das passadeiras, com o intuito de aproximar os peões dos seus pontos reais de interesse, além de os proteger enquanto utilizadores mais vulneráveis.

Os trabalhos iniciaram-se em janeiro, tendo sido interrompidos entre os dias 14 de março a 17 de maio devido à pandemia.

O investimento municipal nesta intervenção rondou os 128 mil euros e concretizou-se em 105 dias de trabalho, sendo que o projeto e respetiva empreitada tiveram a particularidade de serem realizados internamente pelos serviços do Município.

Nos próximos meses, o Município do Porto irá monitorizar o funcionamento desta "nova" interceção e, caso seja pertinente, implementará as melhorias que se vierem a justificar, nomeadamente no que diz respeito à afinação dos tempos correspondentes a cada uma das fases dos semáforos.