Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Estacionamento organizado para os autocarros em serviço ocasional na cidade
05-09-2017

A Garagem Atlântico, na Rua Alexandre Herculano, reabriu no início deste mês como parque de estacionamento dedicado aos autocarros de serviço ocasional, incluindo os turísticos. O espaço foi renovado pelo novo arrendatário, permitindo o aparcamento diurno e noturno de autocarros em regime de rotatividade e de avença durante todo o ano. 


Pela sua localização estratégica e capacidade, e ainda por se destinar exclusivamente ao aparcamento de autocarros de turismo em serviço ocasional, a Câmara do Porto celebrou com o novo arrendatário um contrato de utilização de 9 lugares, garantindo que se mantém, pelo período de dois anos, a rotatividade desejada e necessária à regulação do aparcamento dos autocarros de turismo no centro da cidade. 


No Porto foram já definidos outros espaços destinados ao estacionamento de autocarros em serviço ocasional para paragens prolongadas, incluindo durante a noite. São eles os parques do Bessa, de S. Roque e do Campo Alegre, em funcionamento 24 horas.


Além de parques de estacionamento, há lugares próprios para parqueamento na via pública, gratuitos, nomeadamente: Rua das Estrelas (8 lugares), Bom sucesso (2 lugares) e Rua Manuel Pacheco Miranda, junto ao Polo Universitário da Asprela (15 lugares).


Recorde-se que o Porto foi a primeira cidade portuguesa a regular o transporte turístico. Publicadas em abril em Diário da República, as regras que disciplinam autocarros turísticos e outros meios de deslocação viária destinados aos visitantes incluem paragens assinaladas, percursos definidos, regras ambientais e limites ao número e tipo de veículos.


As medidas inéditas visam tornar a atividade turística mais sustentável para o Porto, culminando dois anos de estudos e discussão pública sobre a matéria.