Desporto

Aulas de relaxamento e exercício físico saltaram para o meio da rua

  • Notícia

    Notícia


Como anunciado

, neste domingo de manhã as zonas pedonais temporárias receberam, pela primeira vez, aulas de relaxamento e exercício físico. Ao quinto fim de semana da experiência municipal em 13 artérias do centro da cidade, há mais animação e desporto, uma aposta a repetir.

Do Passeio das Virtudes à Avenida Rodrigues de Freitas, juntou-se às aulas quem tinha reservado lugar. Com roupa confortável, tapete individual e o rosto vestido de boa disposição - requisitos fundamentais para abraçar estes treinos gratuitos ao ar livre, transferidos literalmente para o meio da rua - os alunos, sempre disciplinados, seguiam as instruções dos professores, e na assistência tiveram alguns curiosos.

Neste registo, aulas e exercício físico em plena via pública, foi a primeira vez que tal sucedeu, e a prova está superada.

A promotora da iniciativa, a empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto, detentora de uma vasta experiência na organização deste tipo de eventos, com programas como os Dias com Energia e Domingos em Forma, ousa agora um novo modelo, aliando-se a parceiros privados que a auxiliem a diversificar a oferta e animação das zonas pedonais temporárias.

Assim, nos troços totalmente condicionados à circulação de trânsito automóvel, entre as 8 horas de sábado e as 20 horas de domingo, nomeadamente na Avenida Rodrigues de Freitas, na Rua de Passos Manuel e no Passeio das Virtudes, já esta manhã decorreram atividades desportivas e outras, de caráter mais lúdico, decorrem durante esta tarde, respeitando sempre as normas de segurança sanitária em vigor.

No plano desportivo, e aproveitando o retomar do programa "Porto a Treinar", foram dinamizadas aulas de exercício físico e relaxamento, numa parceria com o grupo Solinca Health & Fitness. Embora de participação gratuita, as aulas obrigam a inscrição prévia para o email apoio@scfitness.pt, estando limitadas a 20 alunos por sessão.

Assim, entre as 11 e as 12 horas, na Avenida Rodrigues de Freitas aprenderam-se movimentos de Body Attack, ao passo que no Passeio das Virtudes a proposta foi mais zen, com uma aula de Body Balance (treino que contempla movimentos de ioga, tai chi e pilates).

Ainda a decorrer até às 19 horas, os "Jogos do Hélder" vão transformar parte da Avenida Rodrigues de Freitas, no cruzamento entre a Rua do Barão de São Cosme e a Rua do Duque da Terceira, num enorme tabuleiro de sentido único (tipo Jogo da Glória), com vários jogos (estações) e desafios para toda a família. Tudo a uma escala diferente do habitual e com a particularidade de se jogar com os pés ao invés das mãos. A partir dos 10 anos, o uso de máscara é obrigatório. As inscrições são feitas no local.

As duas últimas propostas de animação estendem-se até à mesma hora (19 horas), e envolvem o coletivo Seistopeia, na Rua de Passos Manuel, e o Projeto EZ, no Passeio das Virtudes. O primeiro coletivo, com o seu esquadrão Soul Trio, promete espalhar estilo e pôr toda a gente a rir. Na mesma medida o fará a divertida dupla de Sapadores, sempre pronta a não ajudar, mas sempre disponível para atrapalhar, tendo o miradouro das Virtudes como pano de fundo.

No primeiro caso, a Rua de Passos Manuel é a passerelle por onde vai desfilar o esquadrão do Soul Trio, prometendo espalhar estilo e por toda a gente a rir, a dançar e a cantar, sempre com o devido distanciamento físico.

Por sua vez, o projeto EZ vai invadir o Passeio das Virtudes, com uma divertida dupla de Sapadores, sempre pronta a não ajudar, mas sempre disponível para atrapalhar. Um espetáculo de rua "clownesco", onde tudo pode acontecer.