Desporto

Atletas galego e tirsense conquistam vitórias na Corrida de São Silvestre

  • Notícia

    Notícia

O atleta galego Alejandro Fernández e a portuguesa Mónica Silva, representando Santo Tirso, estrearam-se em vitórias na Corrida de São Silvestre do Porto, que levou milhares de pessoas à Avenida dos Aliados, ao final do dia de ontem, para assistir ao espetáculo desportivo.

A última corrida do ano na cidade juntou mais de 17 mil participantes, divididos pela corrida principal de 10 km e a caminhada de 5 km, tendo esgotado as inscrições para ambas.

Desde que foi o dado o tiro de partida, às 18 horas, foram precisos mais de 10 minutos até que todo o pelotão cruzasse a linha e iniciasse a prova que, para os primeiros, terminou em menos de meia hora.

Em estreia na maior corrida de fim de ano em Portugal, Alejandro Fernández, do Ourense Atletismo, foi o vencedor na categoria masculina ao completar o percurso 29 minutos e 53 segundos. Esta foi a 11.ª vitória de um atleta estrangeiro em 26 edições da "São Silvestre do Porto" e a primeira de um espanhol.

Campeão de Espanha na distância de 10 km, Alejandro Fernández quebrou assim um ciclo de 13 vitórias consecutivas por parte de atletas portugueses na competição. A última datava já de 2006, por intermédio do queniano Peter Muriuki.

Luís Saraiva, do SC Braga, foi o melhor representante luso nesta edição, terminando em segundo da geral com o tempo de 29m57s. O pódio masculino ficou completo com Nuno Costa, do AC Maia, com o tempo de 30m32s.

Oito vezes vencedor da corrida, o sportinguista Rui Pedro Silva teve, desta feita, um desempenho algo discreto, ficando-se pelo 14.º lugar com 32m26s.

Mónica Silva sempre a subir no pódio

Na corrida feminina, a portuguesa Mónica Silva cortou a meta em primeiro com o tempo de 35m17s, naquele que foi o seu primeiro triunfo na "São Silvestre do Porto", depois de já ter sido segunda e terceira classificada em anteriores edições.

A atleta de Águeda mas com as cores do Clube Desportivo S. Salvador do Campo, de Santo Tirso, fez uma prova em crescendo, passando em terceiro lugar aos 5km e chegando depois ao segundo posto para, já na ponta final, ascender ao primeiro lugar.

Daniela Cunha (35m30s) e Marisa Barros (35m43s), em representação do SC Salgueiros, completaram o pódio feminino.

Como é tradição, milhares de pessoas seguiram de perto esta prova, que voltou a ter partida e chegada na Avenida dos Aliados. De acordo com a organização, a cargo da Runporto, terminaram a corrida de 10 km um total de 9.277 atletas, pelo que o recorde de terminadores se mantém inalterado desde 2015, ano em que 10.880 atletas cortaram a meta.

A edição de 2019 reuniu participantes de 42 países e, pelo terceiro ano consecutivo, o evento foi distinguido com cinco estrelas pela Associação Europeia de Atletismo.

Veja as classificações completas AQUI.