Cultura

Atividades ao ar livre, visitas guiadas, cinema e concertos nas sugestões deste fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#jq_animacao_ zonas_pedonais_temporarias.jpg

João Queirós

Atividades físicas ao ar livre, animação de rua, visitas guiadas, concertos e sessões de cinema nas sugestões para este sábado e domingo.

Durante este fim de semana, a cidade do Porto vai estar a fervilhar de sugestões variadas para desfrutar, sozinho ou em grupo, destes dois dias da melhor maneira.

Os programas municipais Dias com Energia e Domingos em Forma continuam a aproveitar os dias quentes de verão para convidar os portuenses a participar, semanalmente, nas atividades gratuitas de treino ao ar livre, nas manhãs de sábado e domingo.

Aulas de pilates, ioga, tai chi, método de Rose e programas de caminhada e exercício físico fazem parte das várias propostas oferecidas pelo Município, realizadas em quatro espaços da cidade: Jardins do Palácio de Cristal, Parque da Cidade do Porto, Parque Oriental e Parque da Pasteleira. As iniciativas carecem de inscrição prévia.

Também as zonas pedonais temporárias continuam a funcionar a todo o gás e convidam a desfrutar do espaço público.
Assim como nos últimos fins de semana, são 13 artérias da Baixa do Porto que proporcionam aos peões a possibilidade de circular livremente por vários arruamentos da cidade, condicionando o trânsito entre as 8 horas de sábado e as 20 horas de domingo. 

A iniciativa municipal contempla ainda várias propostas de animação e desporto, todos os domingos, de forma a melhorar a experiência na via pública. No passado domingo, o público foi brindado com aulas de esgrima, ténis, ciclismo e ainda animação de rua. Amanhã, as propostas renovam-se com skate, ténis, circuito de bicicletas, jogos tradicionais e muito entretenimento.

Além das ruas da Baixa, também as avenidas da zona ribeirinha e atlântica ficam condicionadas ao trânsito durante o fim de semana, entre as 14 e as 19 horas de sábado e entre as 9 e as 19 horas de domingo. Uma ótima forma de privilegiar a circulação pedonal e desfrutar de um passeio com vista para o mar ou na marginal ribeirinha.

Ainda a pensar no usufruto do espaço público, a partir deste domingo, dia 2 de agosto, a cidade passa a receber a iniciativa "À descoberta da minha rua". Através de passeios guiados, a atividade convida a descobrir ruas emblemáticas da cidade. Realizado aos domingos de manhã, o primeiro tour terá como tema "Do Liberalismo à República: uma viagem no tempo pela Avenida Rodrigues de Freitas".

Esta semana, o "Porto." sugere ainda algumas atividades culturais para terminar os dias de sábado e domingo de uma forma descontraída.

Cinema ao ar livre

A pensar nos amantes cinéfilos, na noite deste sábado, pelas 22 horas, o Cinema Fora do Sítio regressa com uma sessão dedicada ao drama: o filme "1917", lançado no início deste ano, sobre a Primeira Guerra Mundial. O evento realiza-se no court do Complexo Desportivo do Monte Aventino e a entrada é gratuita, sujeita a lotação limitada.

Concertos

À semelhança dos últimos fins de semana, neste domingo a associação Porta-Jazz volta a receber um concerto a céu aberto, nas suas instalações.

Assim, pelas 19 horas de amanhã, é a vez do saxofonista Ricardo Toscano, jovem prodígio do jazz, levar o soul ao palco que também é quintal. A acompanhá-lo estará o pianista Rodrigo Pinheiro, o violoncelista Miguel Mira e Gabriel Ferrandini na bateria. Os bilhetes têm o custo de 10 euros e podem ser reservados até às 17,30 horas do próprio dia.