Sociedade

Até já Bolhão!

  • Notícia

    Notícia

O encerramento do Mercado do Bolhão decorreu hoje com improvável tranquilidade e sorrisos no rosto. Na verdade, porque os comerciantes que nele fazem vida sabem que ele não encerra: a partir do dia 2 de maio, convida a cidade a visitá-lo no Mercado Temporário, localizado a 200 passos. Enquanto isso, o Bolhão de todos nós restaura-se, preservando a sua traça original e garantindo que manterá viva a sua tradição.

Rui Moreira tocou hoje o sino às 13 horas em ponto para anunciar o fecho das portas do edifício histórico do Bolhão. Um gesto simbólico, que reforça a vontade de uma cidade que queria estas obras há décadas. Quando voltarem a abrir-se, dentro de dois anos, as portas do Mercado mostrarão um património da cidade totalmente restaurado, que vai devolver a cor ao que já não tinha.

É mais uma etapa na longa vida do Bolhão, e para todos os efeitos a mais importante. Sem ela, perdia-se um mercado e um pedaço fundamental da cultura portuense, material e imaterial. E é precisamente aqui que o desígnio de toda a uma cidade se afirma: quando voltar a reabrir portas, manter-se-á um mercado de frescos, fiel à sua tradição, com os mesmos rostos, os mesmos pregões, a mesma simpatia e sempre com excelentes produtos para vender.

No percurso que esta manhã fez pelo Mercado, o presidente da Câmara do Porto recebeu cumprimentos e abraços reveladores do entusiasmo e da alegria pelo que está para vir. Afinal, "daqui a dois aninhos estamos cá outra vez", dizia uma vendedora. Durante este período de obra, continuam ali bem perto, no Mercado Temporário do Bolhão, no centro comercial La Vie.

"Lá estaremos. Está tudo muito bonito e bem arranjadinho", comentava outra comerciante. "Até acho que vamos ter mais sorte a partir de agora", completou a colega. Ali, em Fernandes Tomás, o chão do Porto é também o caminho para o Bolhão. À espera da chegada dos comerciantes desde setembro de 2017, com espaço e condições técnicas impossíveis de igualar, será temporariamente o melhor mercado do mundo.

Numa manifestação pública da importância do Bolhão, o Mercado Temporário do Bolhão é inaugurado na próxima quarta-feira, às 11 horas, na presença do Presidente da República

Com a passagem para o Temporário, mantém-se a campanha de fidelização de clientes, com oferta de brindes mediante a realização de compras no local. Este é um lugar de afetos que se perpetua onde quer que estejam as suas gentes. Até porque o atendimento especial que se encontra no Bolhão não tem preço e os portuenses sabem-no bem.