Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Astrofísico David Sobral dá conferência em Serralves sobre as origens do mundo
04-09-2017

"Em busca das nossas origens: o céu é apenas o começo" é o sugestivo título da conferência que leva nesta terça-feira, 5 de setembro, ao Auditório de Serralves, o astrofísico português David Sobral, professor na Universidade de Lancaster, no Reino Unido. A entrada é livre.


Entre as 18,30 e as 19,30 horas, alarga-se a perceção de mundo e origina-se a reflexão, tal como sugere o texto sobre a conferência:


"De onde vimos? De que somos feitos e de que é feito o Universo em que vivemos? Como viemos aqui parar? Durante milénios colocámo-nos múltiplas questões. A nossa visão do mundo e de nós mesmos alterou-se vezes sem conta, mas as questões mais profundas, essas, ficaram quase sempre por responder. Hoje, sabemos que as respostas estão à nossa volta, e sobretudo por cima de nós, para além do nosso planeta. Com a Astronomia e a Astrofísica modernas, o céu não é de todo o limite, mas apenas o começo, o início, para uma viagem surpreendente pelo tempo e pelo espaço, em busca das nossas origens."


A conferência é organizada por vários departamentos e institutos de investigação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e surge inserida no programa celebrativo do centenário de nascimento de Óscar Lopes (1917-2013).


Professor catedrático, diretor da FLUP e vice-reitor da Universidade do Porto, linguista, crítico e historiador literário, autor de vasta obra ensaística, Óscar Lopes foi um intelectual marcante e um cidadão interventivo da segunda metade do século XX.