Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Associativismo nacional faz balanço em tempo de festa com coletividades do Porto
31-05-2019

"A Estruturação Associativa - passado, presente e futuro" é o tema central das comemorações do Dia Nacional das Coletividades, que hoje se celebra e vai ser assinalado na cidade do Porto.


O Dia Nacional das Coletividades celebra-se hoje, 31 de maio, tendo a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto preparado um ciclo de conferências que começa hoje na Figueira da Foz e termina a 13 de julho em Lisboa, mas passando pelo Porto no dia 15 de junho.


O ciclo visa "assinalar o forte contributo que o movimento associativo deu à conquista e consolidação da Democracia em Portugal" e, no caso da sessão do Porto, vai ter lugar na Casa Sindical de Campanhã (Rua do Padre António Vieira, 195), das 10 às 18 horas. Subordinada ao tema "A Estruturação Associativa - passado, presente e futuro", a conferência permitirá abordar temas como surgimento, instalação e vida democrática das Estruturas; modelos de descentralização, autonomia e cooperação institucional; cooperação e financiamento.


"Apostamos em conhecer o passado para agir no presente com os olhos no futuro", declara a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, que justifica a escolha do tema das comemorações deste ano com a coincidência de várias datas, entre as quais a dos 75 anos da fundação da Federação das Colectividades do Distrito do Porto (1944). Celebram-se também neste ano os 95 anos da fundação da Federação das Sociedades de Educação e Recreio (1924), os 70 anos do Congresso da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio (1949), os 45 anos do 25 de Abril de 1974 e os 15 anos das primeiras eleições para a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (2004).