Sociedade

Famílias e escolas estão em foco na programação do Teatro Municipal do Porto

  • Notícia

    Notícia

#Danny_Willems_UV_INVITED.jpg

Começa hoje o Foco Famílias, um momento da programação do Teatro Municipal do Porto pensado exclusivamente para escolas e famílias e realizado anualmente no mês de dezembro. Até domingo no Campo Alegre, há várias propostas de atividades em diferentes áreas subordinadas a uma temática em comum: o espaço que cada um de nós ocupa. 

Em dia de abertura, haverá um workshop com Seppe Baeyens, às 19 horas, onde os participantes poderão ter uma pequena experiência relacionada com a dança contemporânea, explorando os possíveis significados de partilha de espaço, fazendo uma conexão e usando a dança para se relacionar com os outros.

Destaque para "Invited", do belga Seppe Baeyens, em estreia nacional, nos dias 15 e 16 de dezembro. Composto por um grupo intergeracional de intérpretes que reflete a sociedade contemporânea, o público desempenha um papel fundamental neste espetáculo e terá a oportunidade de assumir o controlo.

No ano em que o Teatro de Marionetas do Porto celebra os seus 30 anos de existência, "Cinderela" é apresentado no Foco Famílas, com uma Cinderela pouco tradicional, reescrita da história tradicional, a partir das versões de Perrault e Grimm.

A Música chega com "Vozzzzzzzzzz!", da Academia de Música de Vilar do Paraíso em colaboração com ondamarela, apresentando um conjunto de performances de carácter mais ou menos formal que se irá inspirar nos conceitos, percursos, trabalhos e imagéticas desenvolvidas no Foco.

No Cinema, em parceria com a Medeia Filmes, vai ser exibido "A minha vida de Courgette", do Claude Barras. O filme esteve nomeado para o Óscar de Melhor Animação de Longa-Metragem e já ganhou, entre muitos outros, o Cristal de Prata e o Prémio do Público do Festival de Annecy e o Prémio de Cinema Europeu para a Melhor Animação.

Ao longo destes quatro dias, existirão ainda uma exposição de fotografia, workshops - inclusive um de ilustração com André da Loba - e um Aquecimento Paralelo, orientado por Nara Gonçalves e Sara Moreira.

+Info: Toda a informação e condições de participação disponíveis aqui.