Sociedade

As camélias mais bonitas estão à mostra no Mosteiro de São Bento da Vitória

  • Notícia

    Notícia

DSC_3940.jpg

A Exposição de Camélias do Porto está de volta neste fim de semana, chamando o público aos claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória. De entrada livre, associa à beleza das flores que pintam o inverno na cidade um conjunto de atividades complementares e recreativas.  

Organizada pela Câmara do Porto e Associação Portuguesa das Camélias, a iniciativa entra assim na sua 23.ª edição. Ano após ano, suscita o entusiasmo dos muitos admiradores, colecionadores e produtores de camélias, que levam ao evento os mais belos e perfeitos exemplares das suas coleções.

A exposição - que é inaugurada às 14,30 horas deste sábado - terá, como habitualmente, um caráter competitivo, elegendo a Melhor Camélia e a Melhor Camélia de Origem Portuguesa. Do programa paralelo que a acompanha fazem parte propostas para todos os públicos.

O tradicional Mercado da Camélia, quatro sessões do teatro de sombras encenado pela artista plástica Beniko Tanaka, uma cerimónia de chá e ainda várias oficinas de participação gratuita, todas em redor da camélia, convidam a viver uma iniciativa com tradição na cidade.

Entre as propostas do programa, pode ainda destacar-se um concerto pela Orquestra Sinfónica e o Coro do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, a realizar na Igreja da Nossa Senhora da Lapa, às 21,30 horas de domingo.

Também no âmbito da exposição, estão patentes nos tradicionais candeeiros do Centro Histórico, junto aos jardins, dezenas de trabalhos escolares alusivos à camélia.

Veja o programa em anexo ou aqui.