Cultura

Artista Sérgio Leitão apresenta em Veneza instalação multimédia com apoio do programa Shuttle

  • Notícia

    Notícia

Shuttle_2019.jpg

"Gli Oratori_The Speakers" é o título da instalação multimédia que o artista Sérgio Leitão inaugura neste sábado, 11 de maio, em Veneza, com o apoio da Câmara do Porto através do programa Shuttle.

A apresentação em Itália inscreve-se na participação de Sérgio Leitão na exposição internacional de arte contemporânea "Personal Structures", no Palazzo Bembo, no âmbito da Bienal de Arte de Veneza.

A instalação "Gli Oratori_The Speakers" (2019) decorre de um convite das fundações holandesas GAA (Leiden) e ECC (Amsterdão), e toma como ponto de partida a obra de Baldassare Castiglione "O Livro do Cortesão" (Veneza, 1528), inspirada no humanismo renascentista, nos diálogos de Platão e em "De Oratore", de Cícero, a qual procura responder às inquietudes e à visão do mundo correspondentes a essa época. É este ideal de vida descrito pelo autor que Sérgio Leitão se propõe fazer dialogar com a atualidade, através de um jogo de diálogos representados nesta instalação multimédia site specific por quatro vídeos, elementos gráficos e escultóricos.

Licenciado (ESAP) e doutorado (BAPv/UVIGO) em Artes Plásticas, Sérgio Leitão frequentou o Programa Independente de Artes Visuais (Maumaus), o Programa Gasthof (Stadelschüle) e os Programas de Escultura / Fotografia (Ar.Co) e Videoarte (CAM - Fundação Calouste Gulbenkian).

Expõe com regularidade em Portugal e no estrangeiro.

A instalação que apresenta agora em Veneza mereceu em fevereiro último o apoio do programa municipal Shuttle, que tem como principais objetivos promover internacionalmente a cultura da cidade e o trabalho de artistas, autores e agentes culturais sediados no Porto. Para tal, atribui bolsas de apoio nas áreas de artes visuais e curadoria; artes performativas; performance e composição musical; tradução e criação literária e ensaística. 

Com um orçamento anual de 30 mil euros, o programa de concurso está aberto em permanência e as bolsas de apoio a atribuir variam entre os 1500 e os 7500 euros.
Saiba mais sobre outros projetos apoiados pelo Shuttle, que vai já na segunda edição e está aberto em permanência até 18 de dezembro deste ano.