Cultura

Artista mais influente do mundo no Fórum do Futuro

  • Notícia

    Notícia

Steyerl_Hito-Fotografia-cortesia_da_Artista-a-da_Andrew_Kreps-Gallery_New_York.jpg

DR - Trevor Paglen

A artista visual alemã Hito Steyerl, que vem ao Porto participar no Fórum do Futuro, foi considerada a personalidade mais influente no mundo da arte contemporânea pela ArtReview e é mesmo a primeira mulher na história a obter o primeiro lugar deste ranking.

Hito Steyerl é uma das intervenientes no festival de pensamento que a Câmara do Porto promove a partir deste domingo e tem sessão marcada para a noite da próxima terça-feira, dia 7, durante a qual irá conversar com Trevor Paglen, outro artista que acaba também de integrar a lista Art Review Power 100

Sob o tema "Outros mundos", Hito Steyerl e Trevor Paglen vão partilhar com o público preocupações e perspetivas sobre as transformações atuais do mundo, deixando perceber por que são hoje dois dos mais relevantes artistas que lidam com as questões da arte em ligação com a tecnologia.

O Fórum do Futuro, que decorre no Porto entre 5 e 11 de novembro em torno da temática "Terra Eléctrica", é um festival de pensamento organizado pela Câmara do Porto desde há quatro anos e tem como principal objetivo reunir convidados de múltiplas disciplinas e diferentes geografias culturais para refletir sobre questões fundamentais para as sociedades contemporâneas. 

Na abertura, às 16 horas deste domingo, no Rivoli, o sociólogo Richard Sennett, autor dos Quito Papers, expõe a sua perspetiva "A caminho da cidade aberta" sobre o futuro próximo das grandes metrópoles. Segue-se, pelas 19 horas, uma performance da artista Alexandra Duvekot, que integra uma composição musical em interação com plantas doentes e uma apresentação da sua investigação acerca da possibilidade de comunicação entre o Homem e as plantas.

A última sessão do dia tem lugar às 21,30 horas com a exibição do filme de Marie Losier "The Ballad of Genesis and Lady Jaye", que narra a história do/a artista Genesis Breyer P-Orridge e da sua mulher e parceira artística, Lady Jaye, que por amor decidiram fundir-se numa só entidade.

A obra de Genesis (que, por motivos de saúde, cancelou a tour europeia e a vinda ao Fórum do Futuro) será assim assinalada com a exibição deste documentário, com apresentação por Mykki Blanco http://www.porto.pt/noticias/mykki-blanco-vem-ao-forum-do-futuro-falar-de-genero-identidade-e-tecnologia e Stanley Schtinter.

Mais informações e programação detalhada no site do Fórum do Futuro.