Cultura

"Arquiteturas, Sítios e Memórias" do Porto Liberal estão compilados em livro

  • Notícia

    Notícia

O guia "Porto Liberal: Arquiteturas, Sítios e Memórias" é uma obra histórica que narra em texto e imagens o papel da cidade na afirmação do Liberalismo, no decurso do século XIX. Foi lançado nesta quinta-feira no Quartel de Santo Ovídeo, situado na Praça da República, palco do pronunciamento militar que há 200 anos, a par das operações políticas na Câmara do Porto, conduziu à Revolução Liberal do Porto, a 24 de agosto.

Na cerimónia de lançamento do livro, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, sublinhou a importância da obra no ano em que o Município assinala as comemorações do bicentenário da Revolução Liberal que, por força da pandemia, tiveram de ser reajustadas.

No guia são sugeridas quatro rotas, por entre ruas e praças, sítios e monumentos, paisagens e coleções, em que o viajante é transportado até ao século XIX e conduzido pela cidade que foi palco da guerra que opôs dois irmãos, o absolutista D. Miguel e o liberal D. Pedro.

O Cerco do Porto viria a ser o apogeu desse confronto, período durante o qual as tropas liberais e a própria população resistiram estoicamente à fome, à peste e à pressão, tendo saído vitoriosas em agosto de 1833, após mais de um ano cercadas.

Este episódio, símbolo do liberalismo e da resistência, marcou os portuenses de forma indelével, ao ponto de a cidade ter protagonizado outro momento histórico, no final do séc. XIX, quando encabeçou a primeira tentativa da instauração da República.

A obra "Porto Liberal: Arquiteturas, Sítios e Memórias" reúne textos de autores ligados à Rota Porto Liberal e conta ainda com fotografias de Sérgio Jacques.

O programa Rota Porto Liberal, desenvolvido pela Irmandade da Lapa em colaboração com a Câmara do Porto e diversas instituições da cidade, pretende contribuir para a divulgação do património histórico e cultural ligado ao Movimento Liberal do século XIX na cidade.