Sociedade

Arquitetura paisagista é tema de documentário

  • Notícia

    Notícia

#mno_auditorio_serralves.jpg

"Tudo é Paisagem" é o primeiro documentário sobre a arquitetura paisagista em Portugal, cuja apresentação está marcada para a noite de quinta-feira, 16 de maio, no Auditório da Fundação de Serralves, antecedida de debate.

O desconhecimento da profissão e o seu mau entendimento estiveram na base da necessidade de produzir deste filme, que tem assinatura do arquiteto paisagista e realizador Duarte Natário, com o apoio da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas.

O filme trata da evolução da arquitetura paisagista em Portugal desde o início da profissão, em 1940, os seus intervenientes e as suas memórias, percorrendo todas as fases que marcaram o país e as suas obras, espaços como a Expo 98, jardins como os da Gulbenkian ou Serralves, praças como a da Ribeira das Naus, parques como o da Cidade do Porto e paisagens como a de Tróia ou os socalcos do Vale do Douro. Foram realizadas cerca de 25 entrevistas, entre arquitetos paisagistas, arquitetos e outros profissionais, na tentativa de desvendar o legado da profissão em Portugal.

"Tudo é Paisagem" aborda as preocupações do homem moderno, preocupações ecológicas, ambientais e sociais, a relação que tem com o espaço, com a paisagem e o território e o que isso significa para si - a sua identidade coletiva - a forma como os portugueses se relacionam com o meio envolvente, com a paisagem e contexto atlântico-mediterrânico.

Com início às 21,30 horas, a sessão de apresentação do documentário é precedida por uma conversa em que participarão o autor, Duarte Natário, o geógrafo Álvaro Domingues, o arquiteto Nuno Grande e o arquiteto paisagista Paulo Farinha Marques, sendo a moderação da arquiteta paisagista Teresa Andresen. O acesso é gratuito mediante levantamento de bilhete.