Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Arquitetura em Movimento"
31-07-2015

Decorreu no Porto Innovation Hub - Casas em Movimento, instalada junto ao Edifício Transparente, uma sessão de conversas organizada pela Ordem dos Arquitetos, intitulada «Arquitetura em Movimento». Esta sessão tinha como objetivo olhar para este projeto do ponto de vista económico, com análise dos desafios e debate de possibilidades tendo em vista as oportunidades que poderão auxiliar a ultrapassar contextos geográficos e económicos que moldam o presente e o futuro do exercício da Arquitetura.


A abertura da sessão coube ao Responsável pelo Pelouro da Inovação da Câmara do Porto, Paulo Calçada e da Presidente do Conselho Diretivo Regional Norte da Ordem dos Arquitectos, Cláudia da Costa Santos. Tomaram parte dos debates temáticos o Vice-Presidente do CCDR-N, Carlos Neves, Sofia Fernandes, Técnica do IAPMEI, Eduardo Queiroga, Presidente do Conselho Regional Disciplina Norte e Manuel Lopes da Casas em Movimento, entre outros.


Durante a parte da tarde, Grupos de Trabalho debateram temas «Como vender aquilo que não se vê» e «Inovação da Estratégia» que se integram como veículos de informação sobre os apoios do novo quadro comunitário, Portugal 2020.


De relembrar que a Casa da Inovação é uma infraestrutura "inteligente" instalada no Parque da Cidade, da autoria de Manuel Lopes. A casa servirá como montra do "Porto Innovation Hub Casas Em Movimento" um projeto que tem como principal objetivo criar uma forte ligação entre os diferentes clusters económicos da cidade, o Município do Porto e o ecossistema de inovação que tem sido responsável pela transformação do tecido económico da cidade.


"A Casa da Inovação vai desempenhar uma função importante, será uma montra privilegiada daquilo que se faz na cidade, nomeadamente pelos nossos empreendedores e investigadores para que o cidadão comum, o turista que nos visita, o empresário que passa pela cidade, possa conviver com aquilo que a cidade produz ao mais alto nível", explicou ao porto.pt, Filipe Araújo, vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto.


A Casa da Inovação, nesta primeira edição, vai, assim, explorar o potencial de inovação com base no elemento "casa" como ligação entre o ecossistema vibrante da cidade e os seus cidadãos, dando exemplos claros das oportunidades que estão a ser criadas todos os dias por dezenas de empreendedores e investigadores.


A infraestrutura "Porto Innovation Hub Casas em Movimento" estará aberta ao público até setembro, com um programa de conferências, workshops e mostras de produtos, empresas e resultados de investigações desenvolvidos na cidade.