Sociedade

Arquiteto Souto de Moura vence Prémio da Academia Americana de Artes e Letras

  • Notícia

    Notícia

#mno_Eduardo_Souto_Moura_RE_03.JPG

Miguel Nogueira

A Academia Americana de Artes e Letras acaba de distinguir o arquiteto portuense Eduardo Souto de Moura com o Prémio Arnold W. Brunner de 2019, pela sua "contribuição significativa para a arquitetura".

Com mais de 50 anos, o galardão homenageia arquitetos de qualquer nacionalidade, que "tenham dado uma contribuição significativa à arquitetura como arte", cita a Lusa. Souto de Moura, que já em 2011 recebeu o Prémio Pritzker, considerado o "Nobel da Arquitetura", foi o escolhido entre 33 nomeados.

De acordo com a presidente do júri, a arquiteta Annabelle Selldorf, Souto de Moura foi reconhecido pela "qualidade intemporal e profundamente humanista" da sua obra, detentora de um "[sentimento] de inevitabilidade", cita a Lusa.

A decisão, que também resulta na atribuição de um valor pecuniário de 20 mil dólares (cerca de 17,7 mil euros), teve em conta um conjunto de "projetos notáveis" do arquiteto do Porto, tendo o júri destacado o Estádio Municipal de Braga, a Torre Burgo, no Porto, e a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

A carreira de Eduardo Souto de Moura soma perto de 40 anos e mais de uma dezena de prémios, como o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, atribuído no ano passado, e o Prémio Pritzker. Entre outras distinções, recebeu o Prémio Piranesi da Academia Adrianea de Arquitetura e Arqueologia Onlus, de Roma, em 2017, o Prémio da X Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo, em 2016, "pelo importante contributo do seu ensino em universidades de diversos países", o Prémio Wolf de Artes da Fundação Wolf, em Israel, em 2013, o Prémio Pessoa, em 1998, e o Prémio Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte, em 1996. 

No final do ano passado, o presidente da Câmara do Porto fez saber que quer entregar o projeto de reabilitação e ampliação da Biblioteca Pública Municipal do Porto, junto a São Lázaro, ao arquiteto Souto de Moura.

A cerimónia de entrega dos prémios Arnold W. Brunner 2019 decorre em Nova Iorque, no próximo mês de maio.