Sociedade

Arquiteto Francisco Sousa Rio orienta visita virtual à frente marítima do Porto

  • Notícia

    Notícia

#fib_bonjoia_013.jpg

"A requalificação da frente marítima da Foz do Douro" é o tema da sessão dos Serões da Bonjóia/Tertúlias à moda do Porto desta semana, que se realiza pelas 21,15 horas desta quinta-feira, na Quinta de Bonjóia, em Campanhã.

Este serão, de entrada livre, conta com a presença do arquiteto Francisco Sousa Rio, investigador na área de estratégias para a salvaguarda do património da cidade, que orientará uma visita virtual ao processo de alterações da frente marítima da Foz do Douro, na perspetiva da proteção dos elementos urbanos com mais valor patrimonial, abordando os processos e os atores intervenientes.

A frente marítima do Porto, construída ao longo dos séculos entre duas fortalezas, prolonga-se hoje pela praia onde o Parque da Cidade encontra o mar. O Forte de São João Baptista, estrategicamente localizado para proteção da entrada da barra do Douro, está situado junto ao primitivo povoado, atualmente designado de Foz Velha. O Forte de São Francisco Xavier, também conhecido como "Castelo do Queijo", corresponde ao remate de toda a frente construída da chamada Foz Nova.

A Quinta de Bonjóia situa-se na Rua de Bonjóia, 185, em Campanhã.

GPS:

N 41º 9' 10''

O 8º 34' 36''

Google Maps