Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Arnaldo Trindade compõe letra de música dedicada ao Porto Cidade (veja o vídeo)
19-05-2020

O Porto tem agora mais um tema musical que lhe é dedicado. O fundador da emblemática editora discográfica Orfeu, Arnaldo Trindade, criou a letra da música "Porto Cidade", cujo videoclipe inclui várias imagens da Invicta a preto e branco. A composição ficou a cargo de Betó Souza-Pinto.


Foram precisos 50 anos para que Arnaldo Trindade e Betó Souza-Pinto voltassem a colaborar. Quis o destino que fosse para homenagear a cidade do Porto e o resultado é o novo projeto musical "Porto Cidade".


"Esta letra é um poema de amor. Amor ao Porto que eu sempre conheci. Tem história, tem beleza, tem romance, tem anos de vida", assinalou o criador da editora Orfeu, em entrevista recente à RTP.

A canção teve a intervenção de Betó Souza-Pinto, compositor que sugeriu a Arnaldo Trindade a adaptação da letra para outro registo musical, mais aproximado ao fado, uma vez que esta "espécie de hino" à cidade do Porto "começou por ser uma marcha de São João para um concurso", revelou o compositor.

Por isso, embora feita "muito antes da pandemia", a música resultou, de certo modo, "numa analogia com a situação que estamos a viver", continuou.

A voz de "Porto Cidade" é de Erea Castro e o vídeo recorre a imagens de um documentário da sobre a vida Arnaldo Trindade, o visionário editor da Orfeu, a primeira editora discográfica do mundo a gravar discos de poesia. Ao longo dos seus 30 anos de existência, a editora produziu mais de dois mil álbuns.