Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Aristides de Sousa Mendes nos Serões da Bonjóia
04-04-2017
Conhecer Aristides de Sousa Mendes na semana em que passam 63 anos sobre a sua morte é a proposta do ciclo de tertúlias "Serões da Bonjóia" para esta quinta-feira, dia 6, às 21,15 horas.

A sessão, de entrada livre, irá evocar e dar a conhecer melhor o cônsul de Portugal em Bordéus, em 1940, que salvou milhares de vidas na altura em que a Alemanha Nazi invadiu a França, na Segunda Guerra Mundial.

Durante três dias e três noites, Aristides de Sousa Mendes emitiu vistos de entrada em Portugal a refugiados de várias nacionalidades que desejavam fugir de França, salvando-os dos campos de concentração, mas desafiando ordens expressas de António de Oliveira Salazar.

O percurso heróico do diplomata, falecido a 3 de abril de 1954, será relembrado com o seu neto, António Pedro de Moncada de Sousa Mendes, nesta tertúlia na Quinta de Bonjóia.

A sessão insere-se no programa da Semana da Interculturalidade 2017, promovida pela EAPN Portugal, através da qual se pretende informar e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os Direitos Humanos fundamentais, os valores da Solidariedade e da Igualdade e o respeito pela diferença, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária.