Sociedade

Aquaporto leva ciência divertida e para todas as idades ao Parque da Cidade

  • Notícia

    Notícia

mno_parque da cidade.jpg

A cidade do Porto é anfitriã, pelo quinto ano consecutivo, do Aquaporto, o maior evento sobre água e ciência realizado em Portugal, marcado para os dias 28, 29 e 30 de setembro. Organizado pela Câmara do Porto, através da Águas do Porto e da PortoLazer, o evento celebra o Dia Nacional da Água e nesta edição tem como tema as alterações climáticas, enquanto maior problema ambiental do século XXI. A participação é gratuita.

Desenhado para toda a família, crianças e adultos vão ter acesso a um programa composto por 130 experiências científicas, pedagógicas e lúdicas, realizadas por 55 parceiros no Parque da Cidade do Porto, junto ao Pavilhão da Água (entrada norte do Parque da Cidade do Porto, junto à Estrada da Circunvalação). São 25 horas de ciência divertida relativa aos impactos das alterações climáticas no setor da água e às medidas que podem mitigar esses efeitos nefastos.

Sob o slogan "Pelo Planeta, Mãos à Água", as atividades pretendem levar à ação através da mudança de comportamentos diários, contribuindo para que cada vez mais crianças, jovens e adultos percebam que o Planeta vive uma situação-limite como resultado das alterações climáticas e que está na mão de todos agir e ajudar a inverter a situação.

Para além da defesa dos recursos hídricos, os conteúdos propostos irão também focar-se na preservação da biodiversidade, na promoção da eficiência energética e das energias renováveis, no incentivo à mobilidade sustentável, na dinamização da economia circular, na reutilização e reciclagem de resíduos, na adoção de estilos de vida sustentáveis e de comportamentos de baixa intensidade carbónica.

Ciência feita de água

O Aquaporto está pensado para que todos participem ativamente nas iniciativas, aliando a vertente educativa à experimental e lúdica. O objetivo é divulgar a ciência de uma forma prática e divertida associada à temática da água, de modo a colocar em interação o público e os cientistas, com o intuito de desmistificar e valorizar o seu papel.

As atividades estarão organizadas segundo 20 áreas temáticas tentando abarcar diferentes interesses e idades. Por exemplo, na área Aqua Ciência, irão estar disponíveis diversas experiências de caráter científico relativas à água e às alterações climáticas; a Aqua Parceiros será constituída por tendas individuais onde estão representados todos os parceiros que promovem a sua marca através de atividades que unem saber e animação; a Aqua Cultura é uma zona reservada a formas de expressão artística e cultural representativas das consequências das alterações climáticas, nomeadamente no setor da água; a Aqua Proteção é uma área onde os vários agentes de proteção de pessoas e bens (Exército, PSP, GNR, Polícia Marítima, Polícia Municipal, Capitania do Porto do Douro, Bombeiros e INEM) vão demonstrar as tarefas que realizam no seu dia-a-dia.

Destaque, ainda, para a Tenda Águas do Porto, um espaço reservado à entidade organizadora do evento, onde, entre outras coisas, será possível ver uma maqueta exemplificativa das etapas do ciclo urbano da água e onde a empresa apresentará diversas atividades com o foco nas alterações climáticas; os espetáculos serão feitos no palco da zona Aqua Show:, com performances de música, teatro e dança que expressam a preocupação com a água e o ambiente. Destinada essencialmente às crianças e jovens, na Aqua Fun Zone haverá várias atividades de lazer, desportivas e radicais, jogos tradicionais e animação.

Os diversos espaços temáticos resultam de parcerias estabelecidas com universidades, centros de I&D, entidades governamentais, autarquias, entidades gestoras da água, centros de educação ambiental, fundações e associações e, ainda, empresas de ciência e lazer.

+Info: Consulte a Programação Completa

Horário do Aquaporto 2018

28 de setembro (sexta-feira): 10,00 às 19,00 horas

29 de setembro (sábado): 11,00 às 19,00 horas

30 de setembro (domingo): 11,00 às 19,00 horas