Sociedade

AquaPorto 2018 com o foco nas alterações climáticas

  • Notícia

    Notícia

#fib_aquaporto_05.jpg

"Pelo Planeta, Mãos à Água" é o slogan escolhido para o AquaPorto, um dos maiores eventos sobre água e ciência realizado a nível nacional, que decorrerá de 28 a 30 de setembro, no Parque da Cidade.

As alterações climáticas, enquanto maior problema ambiental do século XXI, foi a temática escolhida para a quinta edição da iniciativa, que apresenta um programa diversificado composto por mais de 80 experiências científicas, pedagógicas e lúdicas e promete levar ao Parque da Cidade, na área envolvente ao Pavilhão da Água, mais de 25 mil pessoas.

As experiências são totalmente gratuitas e convidam crianças e adultos a participar ativamente, em conjunto com investigadores e especialistas em educação e sensibilização ambiental. O objetivo primordial é divulgar a ciência de uma forma prática e divertida associada à temática da água, colocando em interação o público e os cientistas, com o intuito de desmistificar e valorizar o seu papel e o trabalho que desenvolvem.

Tendo em conta o tema deste ano, as atividades focam-se não só na defesa dos recursos hídricos, mas também na preservação da biodiversidade, na promoção da eficiência energética e das energias renováveis, no incentivo à mobilidade sustentável, na dinamização da economia circular, na reutilização e reciclagem de resíduos, na adoção de estilos de vida sustentáveis e de comportamentos de baixa intensidade carbónica.

Com entrada gratuita, o AquaPorto é organizado pela Câmara do Porto, através da Águas do Porto, em parceria com a PortoLazer e com universidades, centros de I&D, entidades governamentais, autarquias, entidades gestoras da água, centros de educação ambiental, fundações e associações, empresas de ciência e lazer, entre outros.