Sociedade

App do Portal de Notícias do Porto tem uma nova função que permite optar entre português e inglês

  • Notícia

    Notícia

app.jpg

A App do Portal de Notícia do Porto está disponível em duas línguas, assim como o site, podendo a língua ser escolhida, independentemente do idioma do sistema operativo escolhido. O botão que permite a alteração encontra-se nas definições da aplicação e demora apenas alguns segundos a acionar.

Alguns utilizadores queixavam-se que, querendo manter o sistema dos seus smartphones em inglês ou noutro idioma, pretendiam continuar a aceder aos conteúdos do Porto.pt em português, o que não estava previsto, já que a aplicação se configurava automaticamente. Agora, esse problema está resolvido. Caso não consiga fazer a alteração (o botão não apareça nas definições), experimente atualizar a App ou mesmo a desinstalar e voltar a instalar. A App é gratuita e está disponível tanto na AppStore da Apple como na GooglePlay para sistemas Android.

A aplicação permite, a partir de um smartphone, acompanhar a atualidade do Porto, em vertentes como a política, mobilidade, cultura, inovação, coesão social, impedimentos de trânsito, entre outros assuntos. O Teatro Municipal do Porto possui também uma área específica na App do Porto.pt que baseia a sua fonte no Portal de Notícias do Porto (www.porto.pt) e permite a emissão de alertas. Neste momento, mais de 20 mil pessoas têm ativos os alertas da App que, brevemente passará a ser bilingue, ficando também disponível em inglês. O utilizador pode, nas definições, escolher se quer ou não receber os alertas,  se pretende ou não ser informado sobre agenda ou apenas notícias e se quer ou não ser alertado para espectáculos do Teatro Municipal do Porto.


O Porto de Notícias do Porto é o primeiro site de informação do Porto editado em duas línguas e a App tem sido elogiada pelos utilizadores, estando instalada em dezenas de milhares de smartphones de portuenses. Na GooglePlay existiam hoje 377 comentários, dos quais 318 atribuíam cinco estrelas e 43 atribuíam quatro estrelas. Apenas dois davam nota de uma estrela à App que tinha uma classificação de 4,8 estrelas. Na Apple os comentários são, também, de elogio unânime, com mais de 90% a classificar como excelente.


A App do Porto. foi desenvolvida por uma empresa tecnológica do Porto, a pedido da autarquia e possui, além de texto e fotografia, também o recurso de vídeo, com reportagens próprias realizadas pelo Gabinete de Comunicação e Promoção da Câmara do Porto, responsável pela produção dos conteúdos.


O Portal de Notícias do Porto, além de difundir notícias oriundas no universo autárquico, publica igualmente artigos de informação positiva acerca da cidade e aceita que qualquer instituição proponha a divulgação de notícias, possuindo, para isso, na versão web, de um formulário designado "Press-Release". O Portal aceita a divulgação de eventos e notícias mesmo que não tenham o apoio da Câmara do Porto.


Links para descarregar a aplicação nos dispositivos móveis:



ANDROID


iPHONE e iPAD (iOS)