Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Rui Moreira em Marraquexe
21-12-2015

Rui Moreira esteve em visita oficial à cidade de Marraquexe, em Marrocos, onde participou na conferência do 30º aniversário do reconhecimento de Marraquexe como Património Mundial da UNESCO. Em entrevista, o autarca portuense destacou a partilha de experiências entre Porto e Marraquexe e o processo de reabilitação material e imaterial que tem vindo a ser desenvolvido em ambas, nos últimos anos.


O presidente da Câmara do Porto reuniu com o homólogo, Mohamed Larbi Belkaid, num encontro onde foram debatidos eixos de parceria entre as cidades, como o intercâmbio de conhecimento e know-how no domínio da proteção do património cultural e arquitetónico comum do Porto e Marraquexe, ambas cidades consideradas Património da Humanidade pela UNESCO.

 

Em exclusivo ao Porto., o autarca fez o balanço da sua presença nestas jornadas do Património, salientando a importância da partilha de experiências entre duas cidades com muitos traços em comum e que se vêm a braços, atualmente, com a reabilitação do seu património material e imaterial. Em questão de reabilitação do património, Rui Moreira defende que é preciso trazer a população para dentro deste processo primeiramente, e só depois pensar em termos turísticos.

 

A experiência do Porto e as boas práticas da cidade em matéria de reabilitação urbana foram levadas pelo presidente da Câmara à conferência, da qual trouxe, também, a experiência marroquina na mesma matéria. Esta reunião foi, também, uma oportunidade para avaliar o trabalho realizado durante as últimas três décadas na reabilitação do tecido arquitetónico da antiga Medina, jardins e locais históricos, assim como, na salvaguarda do Património Imaterial da Praça Jemaa El Fna.

 

Marraquexe foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 1985 e a praça Djemaa El Fna foi declarada Património Mundial em 2001.