Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

APDA alerta para a utilização de filtros na água
02-02-2015

A Comissão Especializada da Qualidade da Água da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) alertou, em comunicado, os consumidores para a existência de empresas a operar nos vários concelhos do país, cujo intuito é apenas a venda de aparelhos para colocação na torneira com abastecimento pela rede pública (p. exemplo filtros).


Segundo informações apuradas junto de alguns consumidores, e como se pode ler no sítio online das Águas do Porto, estas empresas entram em contato via telefone e agendam uma data para se dirigirem às habitações a fim de prestarem esclarecimentos sobre a qualidade da água.


O apelo à saúde dos consumidores é um dos pontos fortes da ação, e para isso realizam experiências e testes que induzem a ideia de que a água distribuída é de má qualidade.


A APDA esclarece os consumidores que a água resultante da passagem por aparelhos como os filtros, é uma água com carência em sais minerais dissolvidos e não aconselhável ao consumo humano.


A associação acrescenta ainda que a água distribuída pelas várias entidades gestoras é obrigatoriamente controlada por análises rigorosas efetuadas na torneira do consumidor de acordo com a lei em vigor que rege a qualidade da água destinada ao consumo humano. Os resultados obtidos são divulgados trimestralmente pelas entidades gestoras, sendo que estas são periodicamente sujeitas a inspeções da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).


A APDA conclui que a água destinada ao consumo humano, distribuída pelas entidades gestoras, não deve ser sujeita a qualquer tratamento adicional, efetuado por conta e risco de cada consumidor, uma vez que a mesma é devidamente controlada e adequada para consumo humano.