Cultura

Antigo Hospital de Crianças Maria Pia "reabre" amanhã com uma exposição de arte

  • Notícia

    Notícia

#Ivo_Monteiro_Galeria_Oitavo_Hospital_Maria_Pia01.jpg

Ivo Monteiro

A ex-unidade de saúde infantil da Rua da Boavista, que fechou as portas enquanto tal e atravessa um período de obras de reabilitação, volta a ter uso a partir das 15 horas deste sábado. Mas, desta vez, é a arte que toma conta do edifício, numa iniciativa da Galeria Oitavo por convite da Associação do Hospital de Crianças Maria Pia.

Sob o nome "Déjà-vu", o palacete inaugura uma exposição de trabalhos assinados por  MaisMenos, Coletivo Rua, Júlio Dolbeth, Grandpa's Lab & Monika Reut, Vasco Mendes, Moura Relvas & Rita Vila-Chã, José Augusto Martins, Mariana Baldaia, Coletivo D-Frente, Joana Fraga, Ana Aragão & Mariana Sendas, Inês Peres, Rita Castro Neves, Daniel Moreira, Conceição Campos e Indio Kurtz.

Este conjunto de artistas pretende, com as obras apresentadas, questionar as utilizações dos espaços, explorar a situação por que passou o hospital e relacioná-la com o contexto socioeconómico.

Esta abordagem corresponde a um conceito lançado em janeiro pela Galeria Oitavo, da arquiteta Rita Vila-Chã, do cineasta Francisco Moura Relvas e da designer Joana Fraga. A estratégia passa pela exploração das potencialidades de uma habitação ou de outra construção enquanto espaço expositivo, questionando os seus limites: onde acaba e começa a galeria.

Além dos trabalhos, "Déjà-vu" inclui projeção de vídeo e video mapping e está acessível entre as 15 e as 22 horas, no dia de abertura. Depois, pode ser visitada de terça-feira a sábado, entre as 15 e as 19 horas, até 15 de julho.