Cultura

Ano Novo e Reis festejam-se com vários concertos

  • Notícia

    Notícia

#DR_concerto_Ensemble_Vocal.jpg

Uma série de concertos de Ano Novo e de Reis promovidos por orquestras, academias de música e grupos corais vão tomar conta do Porto neste fim de semana. A viagem ao som de melodias intemporais começa na Avenida dos Aliados, nesta tarde de sábado às 17,30 horas, mas também vai chegar a diferentes salas e espaços da cidade. Descubra quais.

É certo que os dias estão mais frios, mas amanhã à tarde, nos Aliados, as vozes quentes do Ensemble Vocal Pro Musica vão aquecer o público com temas de outros tempos e lugares. O Concerto das Janeiras é dirigido pelo músico José Manuel Pinheiro e acompanhado pelos pianistas Miguel Hespanhol e Filipe Cerqueira.

MMIPO - Museu e Igreja da Misericórdia do Porto

Pelas 17 horas de sábado, o MMIPO promove o seu Concerto de Reis, na Igreja privativa da Misericórdia do Porto (Rua das Flores).

As obras de Hassler, Vivaldi, Ferreira dos Santos e D. Pedro de Cristo, entre outros, serão entoadas pelo Coro Litúrgico de Nossa Senhora da Areosa. A entrada é livre.

Casa da Música

Uma hora depois, às 18 horas, tem início na Casa da Música o Concerto de Ano Novo, que convida a ouvir a dinastia Strauss, conduzida pela Orquestra Sinfónica do Porto (a estreia acontece já nesta sexta-feira, às 21 horas). As valsas e polcas austríacas dominam o repertório, sob direção do reputado maestro austríaco Leopold Hager. Mas de fora não ficam também as danças húngaras e eslavas.

Em dose dupla, a Casa da Música leva a Banda Sinfónica Portuguesa, às 19 horas, ao centro comercial Norte Shopping, para um Concerto de Reis, com composições inspiradas em ambientes populares, dos ritmos cubanos ao choro brasileiro, passando pelas danças que animavam os salões norte-americanos na transição para o século XX.

Igreja dos Clérigos

À noite, a partir das 21 horas, a Igreja dos Clérigos vai receber o Coral de Letras da Universidade do Porto e o grupo Leading Voices da Porto Businness School, para um concerto de cantares tradicionais dos Reis.

A entrada é livre, mas o espetáculo tem uma vertente solidária, a favor da Associação Bagos D'Ouro.

Mais informações AQUI.

Coliseu Porto Ageas

Às 21,30 horas, a proposta recai sobre o Concerto de Ano Novo do Coliseu Porto Ageas.

A abertura da temporada faz-se com uma celebração clássica intemporal, levitando entre delírios, valsas, polcas e galopes de Strauss, Nicolai e Schostakovich, que compõem o programa interpretado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob direção musical de Evgeny Bushkov.