Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Andreas Staier traz barroco de volta à Casa da Música
02-11-2018
O cravista e pianista alemão Andreas Staier é o convidado especial da Casa da Música no festival À Volta do Barroco que, de 3 a 11 de novembro, promete "uma edição intensa" com programas que refletem a influência do Barroco em vários períodos da História da Música.
 
"É o pretexto ideal para explorarmos uma das formas mais férteis e duradouras criadas neste período: o concerto, que ao longo da história deu origem a tantos diálogos fabulosos entre uma orquestra e um instrumento solista", avança a Casa da Música, que vai assim explorar o terreno preferido de Andreas Staier

Em programas da Orquestra Barroca que circulam à volta de Carlos Seixas e Domenico Scarlatti, dois compositores teclistas associados à Capela Real de Lisboa no século XVIII, Staier interpreta concertos para cravo do primeiro e sonatas a solo do segundo. 

Os reflexos do Barroco na música dos nossos dias são o pretexto para a presença do Remix Ensemble com um concerto para piano de Beat Furrer - fundador do prestigiado Klangforum Wien. Aqui o foco já aponta para as criações de autores austríacos, ou não fosse a Áustria o país-tema 2018 da programação da Casa da Música.
 
Entre elas destaca -se a estreia mundial de uma encomenda ao Compositor em Residência, Georg Friedrich Haas. O nome de Scarlatti volta à baila para o programa do Coro Casa da Música, uma curiosa seleção de obras sacras de pai e filho, Alessandro e Domenico - dois compositores mais conhecidos pela sua produção noutros géneros que não o religioso.

Entre o sagrado e o secular está mais uma das grandes invenções do Barroco, a oratória, com magníficos exemplares ao longo desse período e nos anos que se lhe seguiram. É o caso d'As Estações de Haydn, uma obra emblemática sob a leitura de um reconhecido especialista no Classicismo vienense, Leopold Hager, que dirige um elenco internacional de solistas (Christina Landshamer - soprano, Martin Mitterrutzner - tenor, Tareq Nazmi - barítono), a Orquestra Sinfónica e o Coro Casa da Música na imperdível abertura do festival À Volta do Barroco 2018, pelas 18 horas deste sábado, na Sala Suggia.

Veja ao pormenor o programa do festival À volta do Barroco e toda a restante programação da Casa da Música para novembro na respetiva agenda.