Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Andorra estreia companhia aérea
05-02-2016

O Porto é uma das primeiras quatro rotas da Andorra Airlines, a mais jovem companhia aérea europeia que se estreia no ar em abril. A Andorra Airlines foi oficialmente apresentada no principado e, para começar, terá como destinos Madrid, Palma de Maiorca, Paris (Charles de Gaulle) e a cidade do Porto.


O aeroporto-base será Andorra-La Seu, localizado ainda na Catalunha, em Lérida (Espanha).


Segundo o jornal El Periòdic d'Andorra, citado esta manhã numa notícia avançada pelo suplemento semanal Fugas, do jornal Público, a empresa espera começar com 24 mil passageiros por ano, com aposta em períodos festivos nobres (neve, Semana Santa, etc.) e, para já, irá utilizar aparelhos alugados a outras companhias, enquanto aguarda a licença para explorar aviões próprios, prevendo adquirir dois aparelhos, já este ano, com capacidade entre 40 e 70 passageiros, adiantam em comunicado.


A companhia, não se inclui na categoria das "low cost", e diz que vai apostar num "serviço de atenção personalizada". As primeiras quatro rotas anunciadas, incluindo a portuguesa, deverão ter pelo menos um voo por semana.


Garantidos deverão estar também destinos em Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Itália e Holanda.


A ligação Porto-Andorra poderá ser útil tanto para visitas turísticas como para os muitos portugueses que trabalham no principado: a comunidade lusa, segundo dados oficiais da estatística andorrana, é a segunda maior comunidade estrangeira (a primeira é francesa) deste país com 71 mil habitantes. No território vivem, segundo dados de 2015, cerca de 10.700 portugueses, além de operarem no território perto de 350 empresas de Portugal.