Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Andorinhas, plantas para ter em casa e outros temas nos novos episódios sobre ambiente disponíveis online
12-05-2020

Não é novidade que as equipas de educação ambiental da Câmara do Porto estão produzir três programas online, com o intuito de compartilharem o seu conhecimento e manterem ativo o contacto com milhares de pessoas, das quais se veem apartadas, por fruto das atuais circunstâncias. Ainda que o período de desconfinamento já tenha iniciado, o projeto será mantido por mais tempo e, por isso, há novos episódios para assistir no conforto de casa.


Lançados ao longo da última semana no YouTube, os três novos episódios estão associados aos três programas que estão a ser desenvolvidos, em paralelo, por uma vasta equipa municipal que continua, ainda, em teletrabalho.

Assim, a série "De binóculos no sofá", que habitualmente destaca curiosidades sobre espécies de aves, mamíferos, anfíbios, entre outras, revela no mais recente episódio tudo sobre a andorinha dos beirais. Levantando um pouco o véu do que é dito no programa, sabia que os casais de andorinhas se formam para toda a vida e podem ter até 15 crias por ano?

Mais poderá descobrir no vídeo com duração aproximada de quatro minutos.



Se também assistir à série "Histórias com ambiente dentro", saiba que o mais recente episódio saiu diretamente da estante da agricultura, para contar o percurso de um nabo gigante. Nos centros de educação ambiental e nas escolas, a equipa de educação ambiental está habituada a usar diariamente os contos como estratégia educativa para iniciar a exploração, com os mais jovens munícipes do Porto, dos temas ambientais.

Já no programa "Biodiversidade em casa" os espectadores são incentivados a criar a sua própria horta, promovendo não só a biodiversidade dentro de casa como também na alimentação. No segundo episódio da série fique a saber quais as melhores plantas para decorar o terraço e a varanda e, ao mesmo tempo, ajudar os insetos polinizadores, que necessitam de pólen e néctar para se alimentar.

Os três programas são lançados, periodicamente, no canal de Youtube do Portal de Notícias Porto. Conheça as hashtags identificativas de cada série nas redes sociais e os respetivos dias de lançamento de novos episódios.

"De binóculos no sofá"
- Novos episódios às quartas-feiras | hashtag #debinoculosnosofa

"Histórias com ambiente dentro"
- Novos episódios às sextas-feiras | hashtag #historiascomambientedentro

"Biodiversidade em casa"
- Novos episódios às segundas-feiras | hashtag #biodiversidadeemcasa

Todos os programas partilham a hashtag #ficaemcasa.