Sociedade

Andante gratuito Sub13 vai ser alargado a toda a Área Metropolitana do Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_metro.jpg

Miguel Nogueira

O título de transporte Andante Sub13, gratuito para os menores de 13 anos no âmbito do PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária, vai ser alargado a toda a Área Metropolitana do Porto (AMP) a partir de 1 de janeiro.

Aquele título é presentemente válido somente em três zonas (que podem ser escolhidas em função do local de residência de cada criança ou jovem), mas passará a permitir a utilização gratuita de toda a rede do Metro do Porto, da STCP, dos comboios da CP Porto e das linhas de autocarros dos operadores privados aderentes ao Andante.

A alteração ao perfil do Sub13 será feita de forma prática e simples para todas as crianças e jovens que já possuam esta assinatura, não obrigando a qualquer deslocação à rede de lojas Andante.

Segundo a Metro do Porto, a medida, articulada diretamente entre a AMP e o TIP - Transportes Intermodais do Porto, decorre de uma primeira avaliação feita às opções de mobilidade tomadas pelas crianças e jovens já aderentes ao Sub13 e insere-se num novo paradigma de mobilidade livre no espaço do território metropolitano.

Recorde-se que a Câmara e a Assembleia municipais do Porto decidiram ir além do PART e alargar a gratuitidade à faixa etária dos 13 aos 15 anos. Nasceu assim o título "Porto.13-15", que pode ser solicitado em todas as escolas do Município, públicas ou privadas, e ainda no Gabinete do Munícipe.

Contribuir para o aumento da procura do transporte público, numa franja da população propensa à adoção de novos hábitos de mobilidade, constitui a principal razão para o investimento de cerca de 1 milhão de euros assumido integralmente pela Câmara do Porto.